OnTravel logo grande

Como fazer um mochilão?

O mochilão é o estilo de viagem feito para todos que querem se aventurar pelo mundo de forma rápida e barata, conheça um dos jeitos mais simples e minimalistas de se viajar!
Mochilão

O que é mochilão?

    Mochilão é um estilo de viagem praticado por pessoas de todas as idades em diversas partes do mundo.  La fora esse tipo de viagem é conhecida por “backpacking“ (em inglês “backpack” significa “mochila”). 

    Então quando alguém disser que vai “fazer um mochilão”  está dizendo que vai viajar por conta própria com uma mochila nas costas, gastando apenas o essencial ou o mínimo possível, sem roteiros engessados, levando apenas o necessário e útil na bagagem. 

    Um estilo de viagem para quem quer economizar, conhecer pessoas, lugares, culturas, paisagens e provar novos sabores sem gastar muito, de forma simples e fácil.

mochilão em casal

Tipos de mochilão

    É bem comum que o mochilão seja associado a uma viagem longa e cheia de perrengues, exclusiva para jovens. Mas a verdade é que a prática não tem idade certa nem uma duração definida.

  •     Mochilão de curta duração

    Esse é o tipo de viagem mais comum e viável para a grande maioria das pessoas. Normalmente dura de 15 a 90 dias e é feita em época de férias, depois da formatura, naqueles dias livres antes de iniciarmos em um novo trabalho ou qualquer outra oportunidade que junte tempo livre e dinheiro disponível.

  •     Mochilão clássico

    Já o mochilão clássico é uma viagem mais longa, que pode durar meses (ou até mesmo anos dependendo da sua disposição). É aquela viagem da sua vida! Em alguns países esse tipo de viagem é visto como um ritual de passagem.

    Parece até absurdo pensar que tem gente que viaja desse jeito, mas acredite, essa é uma prática cada vez mais comum, seja do jeito clássico ou curto.

mochileiro

Tipos de mochileiro

Esqueça aquela ideia de que o mochileiro só viaja de carona ou dorme em cadeiras (ou chão) no aeroporto entre uma conexão e outra. Existem diferentes perfis de pessoas que fazem mochilão e com certeza você vai se identificar com algum deles:

  •     Viajantes que trabalham para viajar

    São aqueles que se esforçam para juntar dinheiro com objetivo de realizar esse sonho e reservam um período “sabático” para isso. Pode ser um período longo, ou só férias mesmo;

  •     Viajantes com condição financeira estável

    Quem já possui uma condição financeira confortável, tempo livre de sobra, ou que consegue se afastar do trabalho com facilidade para se aventurar por aí;

  •     Mochileiros que trabalham durante a viagem

    Seja em trabalhos temporários, trocando mão de obra por hospedagem e alimentação ou os chamados nômades digitais, aqueles que conseguem levar seu trabalho junto e manter assim a sua fonte de renda para se sustentar viajando;

  •     Mochileiros roots

    São aqueles que sabem fazer mochilão com muito pouco dinheiro e se mantém na estrada com atividades autônomas, como a venda de artesanato, apresentações artísticas (como música ou malabares), entre outras.

    Trabalhar durante a viagem tendo apenas um laptop e acesso à internet é algo que tem se tornado realidade para profissionais de diversas áreas e a própria pandemia de Covid-19 mudou a mentalidade de muitas empresas, que passaram a enxergar o “home office” com outros olhos. Se o seu trabalho pode ser feito de casa ele pode ser feito de qualquer parte do mundo, já pensou?

o que levar no mochilão

Quanto custa fazer um mochilão?

    O custo da sua viagem de mochilão vai depender do tempo que você vai viajar, dos países ou cidades pelas quais vai passar e do quanto você está disposto(a) a economizar. 

    O ideal é pesquisar com antecedência sobre o custo de vida dos lugares e estimar gastos diários com hospedagem, alimentação, transporte e passeios que você pretende fazer por lá, aqui no +On Travel, você consegue todas essas informações de custo de vida e detalhes das cidades na guia Destinos, da uma conferida por lá!

    Fazer um mochilão pela América do Sul pode sair muito mais em conta do que pela Europa ou América do Norte. Por ser mais perto será mais fácil achar passagens baratas ou até mesmo optar por fazer alguns trajetos de ônibus. Ninguém disse que mochilão precisa ser internacional. 

    Mochilar pelo próprio país é uma ótima maneira de ganhar experiência e se sentir mais confiante para jornadas mais desafiadoras. Comece abrindo uma conta na Wise, onde você pode juntar dinheiro em várias moedas, use nosso link e tenha a primeira transferência gratuita!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!
Viaje com +On Travel

Conheça o seu próximo destino

Publicações Recentes
viver em motorhome

O que é um motorhome?

Motorhome pode ser considerada uma modalidade de viagem que consiste em pegar a estrada “levando a sua casa junto você”

clube smiles

Smiles

O Clube Smiles foi o primeiro clube de milhas lançado no Brasil.

motorhome e trabalho

8 Aplicativos que todo viajante de motorhome precisa conhecer

Quem pretende viajar pelo mundo afora de carro precisa pensar em cada detalhe com muito cuidado para que tudo corra bem. Nesse sentido, foi-se o tempo em que o motorista só contava consigo mesmo para garantir segurança, tranquilidade e economia durante essas aventuras. Hoje em dia, os aplicativos para viagem vão a todos os lugares com você!

Mochilão

Como fazer um mochilão?

O mochilão é o estilo de viagem feito para todos que querem se aventurar pelo mundo de forma rápida e barata, conheça um dos jeitos mais simples e minimalistas de se viajar!

Publicações Recentes
Amsterdam

Amsterdam

Amsterdam é a capital e a cidade mais populosa do Reino dos Países Baixos. O seu estatuto de capital holandesa é garantido pela Constituição dos Países Baixos, embora não seja a sede do governo holandês, que fica em Haia. Amesterdão tinha em novembro de 2015, uma população de 833.989 habitantes na cidade propriamente dita, 1.603.531 habitantes em sua área urbana e 2.437.520 habitantes na área metropolitana.

Stavanger

Stavanger

Stavanger é uma cidade e um município da Noruega. A cidade é a terceira maior zona urbana. O município é o quarto mais populoso do pais. Localizada na Península de Stavanger, no sudoeste da Noruega, atualmente Stavanger é considerada o centro da indústria do petróleo na Noruega, é uma das capitais da energia da Europa e é chamada muitas vezes de “capital do petróleo”. 

quebec

Quebec

Quebec é a capital da província canadense do Quebec. Em julho de 2016 a população da cidade era de 531.902 habitantes e a população da região metropolitana era de 800.296 tornando a região de Quebec a sétima região metropolitana mais populosa do Canadá e a segunda maior cidade da província de Quebec depois de Montreal.

Dunedin

Dunedin

Dunedin é a segunda maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia e a principal cidade da região de Otago. É a setima maior cidade em população do país, com 111.565 habitantes (2008), a maior em tamanho a quinta maior área urbana da Nova Zelândia. Por razões históricas e culturais e pela sua localização, Dunedin é considerado um dos quatro centros principais do país, embora Hamilton tenha mais população.

Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento é uma cidade do Uruguai, capital do departamento de Colônia. Tem origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento, fundada em 22 de janeiro de 1680 por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, a mando do Império Português no século XVII. A área onde localiza-se a fundação portuguesa faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

plugins premium WordPress