O intercâmbio possui várias vertentes, sendo suas modalidades mais populares o intercâmbio acadêmico, intercâmbio profissional e o de idiomas.
A imersão em uma cultura traz percepções completamente diferentes da qual teríamos aprendendo através de um livro, ao decidirmos imigrar é preciso medir nossos objetivos e necessidades no momento de escolha do tipo de intercâmbio que queremos fazer.
Se faz indispensável uma pesquisa minuciosa sobre todos os aspectos indispensáveis para uma experiência perfeita e sem problemas! Confira os três tipos de intercâmbios mais populares e o que é preciso ficar atento em cada modalidade.
Quais são os tipos de intercâmbio
Intercâmbio acadêmico

O intercâmbio acadêmico permite ao estudante evoluir o idioma de interesse, bem como ao mesmo tempo estudar no país e desfrutar de sua cultura.
Algumas instituições já possuem programas de intercâmbio em busca de trazer mais oportunidades ao aluno, porém para aqueles que desejam fazer por fora de sua instituição, o apoio de uma boa agência pode ser a solução!
Vale ressaltar que alguns países possuem restrições quanto a estudantes trabalharem no período de estudo. Então se você pretende conseguir uma renda extra durante sua estadia, há de se considerar as exigências do país de destino para o seu tipo de intercâmbio.
Para cursos de graduação e pós-graduação o intercâmbio acadêmico traz a oportunidade de complementação de conhecimentos e vivência em sua área de instrução em um país estrangeiro. Para cursos de ensino superior o período de estudo pode ser desde um semestre a um ano letivo, podendo ser renovado dependendo do objetivo do estudante.
Cursos de nível técnico são as portas de entrada para muito alunos que desejam no futuro cursar o ensino superior em um determinado país, através do College há a possibilidade de cursar a especialidade desejada em um menor tempo
Já o esquema de High School, esse é exclusivo para estudantes do ensino médio que desejam se aperfeiçoar no idioma ainda jovens enquanto aproveitam da experiência escolar, para essa modalidade o período de estudo varia entre um semestre a um ano.
Intercâmbio profissional

O intercâmbio profissional autoriza que o trabalhador atue de forma legal e assalariada no país, de forma que ao mesmo tempo que o intercambista presta mão de obra ao país, ele consiga o aprimorar suas habilidades profissionais.
É inegável que a vivência em outro país é um boost profissional de enorme valor, uma vez que a demanda por idiomas cresce no mercado de trabalho, possuir uma experiência cultural do idioma requisitado faz toda diferença no processo de seleção de candidatos. O intercâmbio de trabalho possibilita ao profissional não somente criar uma rede network ao redor do mundo, como também o prepara para diversas situações que somente alguém que trabalhou em campo no exterior poderia compreender.
Intercâmbio de idiomas

A modalidade mais popular entre os intercambistas, o intercâmbio de idiomas busca através da imersão trazer o aluno para a realidade cultural do país, dessa forma o estudante do idioma não só aprende uma nova língua como também desfruta de uma experiência cultural única.
A partir dos dezesseis anos qualquer pessoa pode participar do programa. É recomendado o uso de agências, uma vez que muitas escolas de idiomas são parceiras de agências e como resultado, podem oferecer um desconto especial em seu processo de intercâmbio.
Diferentes das outras modalidades de intercâmbio, essa categoria não ocorre somente em grandes períodos, como também pode ser realizada em períodos curtos, que visam dentro de um prazo reduzido que o aluno vivencie e desenvolva as habilidades necessárias para uma conversação fluente sem abalos. Desta maneira o intercâmbio de idiomas organiza de forma eficiente o curso independentemente do tempo de estadia no país, para que assim o aluno tenha o maior aproveitamento.
Para estadias mais longas, caso o aluno possua interesse de trabalho durante o aprendizado, há de se considerar também para essa modalidade se o país de destino autoriza o estudante trabalhar durante o intercâmbio de estudo.
Alguns intercambistas aproveitam para viajar com um motorhome ao final de seus estudos para aproveitar mais o país, confira em nosso site como funciona esse jeito de viajar!