Para muitas pessoas, receber ou transferir dinheiro para o exterior ainda é um problema, pois ao optar por bancos físicos, é comum se deparar com burocracias.
Isso porque as operações são definidas por fronteiras internacionais que possuem custos adicionais no câmbio, além de tarifas embutidas, que resultam em operações caras e bastante complexas. No entanto, a Wise pode ser uma alternativa interessante.
O que é a Wise?
A Wise é uma plataforma financeira que disponibiliza serviços de transferências internacionais para usuários que tenham contas abertas na fintech. Ou seja, a empresa oferece soluções para pessoas que precisam enviar dinheiro para o exterior, sejam eles de ordem profissional ou pessoal, de maneira simples, segura, rápida e, especialmente, barata.
Os clientes da Wise podem guardar e converter dinheiro em 54 moedas diferentes, além de enviar valores para os 80 países em que a fintech opera. Por esses e outros motivos, o aplicativo da Wise é um dos mais utilizados para o envio de dinheiro para o exterior.
A instituição foi criada por duas pessoas que necessitavam fazer transferências para fora do país, não queriam perder muito dinheiro com o câmbio e decidiram criar um serviço diferente: rápido, confiável e com taxas baixas.
Atuando em mais de 70 países por mais de 10 anos, em 2021 a empresa fez uma grande mudança na sua identidade, e adotou a marca Wise. A mudança, no entanto, em nada afeta a qualidade ou os serviços prestados pela empresa.
Quais os serviços e tarifas da Wise?
A taxa de transferência cobrada pela Wise chega a ser oito vezes menor do que a dos bancos tradicionais. Além disso, na maioria dos casos, o destinatário recebe o dinheiro em até dois dias úteis.
O aplicativo permite o envio e recebimento de valores entre contas bancárias, seja corrente ou poupança, e funciona da seguinte forma: ao efetuar um pagamento no aplicativo ou no site da Wise, o valor é automaticamente convertido no câmbio comercial, o que reduz possíveis perdas na hora da conversão.
No caso de valores considerados baixos, um boleto é gerado na moeda brasileira, ou seja, em real. Já para valores mais elevados, é necessário fazer uma transferência via TED com os dados bancários fornecidos pela Wise.
O valor das tarifas depende da quantia enviada e do método de pagamento. O custo de transferências feitas via TED é um pouco menor do que a transferência padrão, via bancária.
No entanto, não se preocupe, pois todas essas informações são exibidas antes da confirmação da transferência, incluindo as taxas da plataforma.
Para remessa de dinheiro do Brasil para o exterior, a taxa é de aproximadamente 2,5%. Já do exterior para o Brasil, o valor gira em torno de 1,4%, somado ao valor da IOF de 1,1% para contas de mesma titularidade e 0,38% de titulares distintos.
Wise é bom? É seguro?
Sim. A plataforma é confiável e segura.
Para confirmar a credibilidade da TransferWise, é importante mencionarmos aqui que ela é apoiada por empresas multinacionais conhecidas, como o Paypal e o Skype.
O Banco Central do Brasil autorizou a Wise a operar como corretora de câmbio licenciada, sem intermediários. Ou seja, toda a responsabilidade sobre as suas transferências são do Wise.
Isso quer dizer que a própria plataforma tem controle sobre a transação do início ao fim, mesmo que o Wise não seja um banco, ela conta com a parceria do Banco Votorantim e do JP Morgan.
Como usar o Wise?
Transferir dinheiro para o exterior com a plataforma é muito fácil, veja o passo a passo:
- Acesse o site da wise pelo nosso link aqui. (pelo nosso link você recebe uma transferencia de até R$3000,00 gratuita na Wise);
- Escolha o tipo de conta: pessoal ou comercial;
- Faça seu registro escrevendo os seus dados pessoais, seu e-mail e criando uma senha.
- Clique em “Enviar dinheiro”, aponte qual a moeda deseja enviar e qual moeda o beneficiário vai receber;
- Insira o valor a enviar e observe as taxas e valor a receber. Se estiver de acordo com todos os valores, clique em continuar;
- Indique os dados do beneficiário e em seguida clique em continuar. Se o beneficiário for você mesmo, clique em “Pessoal” e insira os seus dados;
- Escolha a forma de pagamento;
- Faça o pagamento e pronto! Agora é só aguardar o dinheiro chegar na conta.
Vale a pena usar o Wise?
Sim!
A plataforma tem inúmeros benefícios, portanto, vale a pena ser usada. Ela tem boas referências online, taxas econômicas e cada vez mais está aumentando o portfólio de serviços oferecidos no Brasil.

Antes de viajar para algum lugar, o ideal é pesquisar com antecedência sobre o custo de vida dos lugares e estimar gastos diários com hospedagem, alimentação, transporte e passeios que você pretende fazer por lá, aqui no +On Travel, você consegue todas essas informações de custo de vida e detalhes das cidades na guia Destinos, da uma conferida por lá!